The Political Construction of Brazil

2017. An encompassing analysis of Brazil’s society, economy and politics since the Independence. A national-dependent interpretation. Three historical cycles of the relation state-society: State and Territorial Integration Cycle (1822-1929), Nation and Development Cycle (1930-1977) and Democracy and Social Justice Cycle (1977-2010). Crisis since then. (Book: Lynne Rienner Publishers)

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Macroeconomia Desenvolvimentista

2016. With José Luis Oreiro e Nelson Marconi. Our more complete analysis of Developmental Macroeconomics – the central economic theory within New Developmentalism. (book)

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Macroeconomia para o Brasil

Luiz Carlos Bresser-Pereira e Yoshiaki Nakano

Mestrado e Doutorado em Economia de Empresas
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas


O seminário visa discutir os problemas macroeconômicos do Brasil entendidos estes de forma ampla para incluir além da política monetária, política cambial, e política fiscal, a política comercial e política industrial. Visa também discutir as condições políticas para a formulação da política macroeconômica indicada para o país retomar o crescimento econômico sustentado. O pressuposto é o de que a economia brasileira tem características específicas que exigem uma análise adequada, não encontrável nos livros textos de macroeconomia. Estes pressupõem uma economia desenvolvida e relativamente pouco endividada, enquanto que nossa economia, ainda que já plenamente capitalista, é uma economia pequena e altamente endividada no plano externo. Em conseqüência, uma economia como a brasileira é muito mais sujeita a choques externos. Com a abertura comercial da economia, controle da alta inflação, e a flutuação da taxa de cambio, a economia brasileira teve avanços importantes, mas persistem questões macroeconômicas cruciais. Sem uma mudança na política macroeconômica o país não retomará a trajetória de crescimento com estabilidade. Mudança que independe de prévia reforma institucional, embora estas precisem continuar a ocorrer. Por outro lado, o país conta com uma sociedade alienada, não possuindo uma elite com projeto nacional. E é uma sociedade eminentemente desigual, na qual a representação política é precária. Em conseqüência, os governos oscilam entre políticas populistas e submissão ao receituário das agências internacionais, revelando, portanto, grande dificuldade em definir uma política macroeconômica que realmente responda ao interesse nacional.


    1. INTRODUÇÃO

    1. Estabilidade macroeconômica e crescimento a partir dos anos 90.

    - Bresser-Pereira, Luiz Carlos & Yoshiaki Nakano (2003) "Crescimento Econômico com Poupança Externa?". Revista de Economia Política 22 (2), abril 2003: 3-27.

    Leitura Suplementar

    - Bresser-Pereira, Luiz Carlos (2000) “Self-Interest and Incompetence”. Journal of Post Keynesian Economics 23(3), Spring 2001: 363-373.

    - Bresser-Pereira, Luiz Carlos (2000) “Entre o Globalismo e o Velho Nacionalismo”. In Henrique Rattner, org., Brasil no Limiar do Século XXI. São Paulo: EDUSP, 2000: 39-55.

    - Bresser-Pereira, Luiz Carlos and Jairo Abud (1997) “Net and Total Transition Cost: The Timing of Economic Reform”. World Development, 25 (6), June 1997: 905-914.

    2. O QUADRO INTERNACIONAL

    2. Globalização

    - Friedman, Thomas (2000) The Lexus and the Olive Tree. Second Edition. New York: Random House. Capítulo 6 (The Golden Straitjacket: 101-111) e Capítulo 20 (There is a Way Forward: 434-475).

    - Hardt, Michael e Antonio Negri (2000) Empire. Cambridge, MA: Harvard University

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