The Political Construction of Brazil

2017. An encompassing analysis of Brazil’s society, economy and politics since the Independence. A national-dependent interpretation. Three historical cycles of the relation state-society: State and Territorial Integration Cycle (1822-1929), Nation and Development Cycle (1930-1977) and Democracy and Social Justice Cycle (1977-2010). Crisis since then. (Book: Lynne Rienner Publishers)

Mais informações

Macroeconomia Desenvolvimentista

2016. With José Luis Oreiro e Nelson Marconi. Our more complete analysis of Developmental Macroeconomics – the central economic theory within New Developmentalism. (book)

Mais informações

Celso de Mello se manifesta

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Nota no Facebook, 24.4.2020

Há cinco dias escrevi uma nota dizendo, que diante da tentativa de Bolsonaro de convencer os militares a darem um golpe, os democratas tinham o dever moral de apoiar seu impeachment.  
Agora o ministro decano do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello deu 10 dias para que presidente da Câmara dos Deputados, que tem o poder constitucional de iniciar um processo de impeachment, se pronunciar.  Se o ministro se pronunciou dessa maneira quando podia deixar a ação parada é porque há espaço para o impeachment no Supremo. 
Eu não defendo que pressionemos o Rodrigo Maia para iniciar o processo. Só vale a pena iniciar o processo se existem condições reais de aprova-lo. Ele é que tem condições políticas de avaliar se já há espaço no Congresso para sua aprovação.  
O que defendo é que os cidadãos brasileiros e as entidades da sociedade civil digam com firmeza que apoiarão o impeachment se ele for iniciado. Os deputados e senadores brasileiros precisam saber isso. Eu sei que há muita gente que ainda apoia esse homem. Mas além de ele ser uma ameaça à vida dos brasileiros e da luta contra a recessão e o desemprego, ele ataca a democracia. Isto é inaceitável.


Fale conosco: ceciliaheise46@gmail.com